Sábado – Pense por si

Líbano. Morreram 356 pessoas num dia devido a ataques de Israel

Os ataques fizeram ainda mais de 1.240 feridos. Há milhares de pessoas em fuga rumo a Beirute.

Os ataques israelitas ao sul e ao este do Líbano desta segunda-feira, 23 causaram mais de 356 mortes, avança o ministério da Saúde libanês. Entre os mortos, encontram-se 24 crianças e 42 mulheres. Segundo um membro do governo do Líbano citado pela agência noticiosa Reuters, trata-se do maior número de mortos registado num dia no país desde a guerra civil de 1975-1990.

AP Photo/Hassan Ammar

Os ataques fizeram ainda mais de 1.240 feridos.

O exército israelita pediu aos libaneses que evacuassem os locais onde crê estarem guardadas armas do movimento pró-iraniano libanês. Num vídeo dirigido ao Líbano, Benjamin Netanyahu disse: "Israel não está em guerra convosco, está com o Hezbollah. Há demasiado tempo que o Hezbollah vos tem usado como escudos humanos."

Milhares de pessoas estão a entupir a autoestrada para Beirute, em fuga do sul do país. 

Israel diz ter atingido mais de 800 alvos no Líbano, estando agora focado nas fronteiras sul e norte do seu território.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.