A polícia francesa acredita que organização Atman escondia um esquema de exploração sexual de mulheres. Organização está presente em Portugal.
As autoridades francesas detiveram o líder de uma organização de yoga tântrico esta terça-feira. Gregorian Bivolaru, de 71 anos, é suspeito de explorar sexualmente as seguidoras do culto e acusado de promover um esquema de tráfico humano.
Polícia, França
O líder do culto foi o fundador da Fereração de Yoga Atman que, com sede em Inglaterra, administra cursos de yoga e de formação de yogis (professores da modalidade). É suspeito de tráfico humano, rapto orgnaizado, violação, entre outros crimes, referem as autoridades francesas. Várias mulheres terão sido forçadas a participar em chats de vídeo com conteúdo explícito em troca de dinheiro.
De acordo com dados recolhidos pela imprensa francesa, a investigação a Bivolaru e à Federação Atman começou depois de serem recebidos relatos de manipulação psicológica e exploração sexual dentro da organização. Os relatos foram partilhados por antigos membros da federação.
A Interpol tinha lançado um alerta para Bivolaru a pedido das autoridades finlandesas onde o yogi é procurado por tráfico humano. Bivolaru já fora condenado na Roménia por crimes de violação de menores.
A federação Atman refere, em comunicado, que o fundador é alvo de uma perseguição que tem por objetivo descredibilizá-lo e ao seu trabalho.
A detenção ocorreu esta terça-feira no decurso de uma mega operação policial na capital francesa. A mega-operação em França contou com a participação de 175 agentes e resultou na detenção de cerca de 40 pessoas em Paris e nos departamentos de Seine-et-Marne, Val-de-Marne e nos Alpes-Maritimes. Os alvos destas buscas foram as instalações usadas pela Atman onde dezenas de mulheres foram coagidas a práticas sexuais através do ensino de yoga tântrico, uma modalidade de yoga que promete um conhecimento próprio superior.
A organização Atman está presente em mais de 30 países, a maioria europeus — entre os quais Portugal. Em outubro, realizou-se em Odemira o primeiro Festival Atman em Portugal, um evento de música trance/psicadélica, que se realiza há mais de duas décadas no Sri Lanka.
Detido guru de yoga tântrico suspeito de tráfico humano
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.