Sábado – Pense por si

Corpo de Navalny será examinado durante pelo menos 14 dias

Lusa 19 de fevereiro de 2024 às 17:30
As mais lidas

O opositor russo morreu aos 47 anos, numa prisão do Ártico, onde cumpria uma pena de 19 anos.

A equipa do opositor russo Alexei Navalny,morto na sexta-feira na prisãoem circunstâncias pouco claras, disse esta segunda-feira que os investigadores vão realizar uma perícia ao seu corpo durante pelo menos 14 dias antes de o entregar à família.

REUTERS/Annegret Hilse

"Os investigadores disseram aos advogados e à mãe de Alexei que não devolverão o seu corpo, sobre o qual será realizada uma chamada ‘perícia química’ durante 14 dias", escreveua porta-voz do opositor russono X, Kira Iarmich.

O opositor russo Alexei Navalny, um dos principais opositores do presidente russo, Vladimir Putin, morreu aos 47 anos, numa prisão do Ártico, onde cumpria uma pena de 19 anos.

Os serviços penitenciários da Rússia indicaram que Navalny se sentiu mal depois de uma caminhada e perdeu a consciência.

Destacados dirigentes ocidentais, a família e apoiantes do opositor responsabilizaram Putin pela sua morte, uma alegação rejeitada pelo Kremlin.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.