Sábado – Pense por si

Corpo de Navalny entregue à mãe uma semana depois da morte

Principal opositor de Vladimir Putin morreu no dia 16 de fevereiro, na prisão.

O corpo do opositor russo Alexei Navalny foi entregue à sua mãe,confirmou a sua porta-voz no X. Esta entrega aconteceu uma semana depois da morte de Navalny, a 16 de fevereiro, na prisão e em circunstâncias ainda por apurar.

REUTERS/Maxim Shemetov/File Photo

Kira Yarmysh adiantou ainda que não sabe se as autoridades vão permitir um funeral "como a família quer e Navalny merece".

Na sexta-feira, a porta-voz tinha já dado conta de que o relatório médico mostrado à mãe de Navalny indicava que as "as causas da morte foram naturais". A mãe de Alexei Navalny, Lyudmila Navalnaya, conseguiu ver o corpo do filho apenas sete dias depois da sua morte e depois de pressionar as autoridades russas.

Lyudmila Navvalnya ainda se encontra na cidade de Salekhard, na Sibéria, onde o corpo do filho está desde que morreu na prisão. A mãe do opositor acusou as autoridades de a terem ameaçado, para que autorizasse um funeral secreto para o filho, sem qualquer cerimónia fúnebre. "Eles querem que eu vá ao cemitério, para uma sepultura recente e diga: aqui jaz o meu filho. Não concordo com isso", disse Lyudmila num vídeo partilhado no YouTube.

Artigos Relacionados

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.