Sábado – Pense por si

Ataque israelita no Líbano mata alto funcionário do Hamas

Luana Augusto
Luana Augusto 02 de janeiro de 2024 às 18:32
As mais lidas

Saleh al-Arouri morreu durante um ataque israelita no Líbano. Confronto também provocou a morte de três combatentes do Hezbollah.

Saleh al-Arouri, um alto funcionário do Hamas, foi morto na noite desta terça-feira (2) durante um ataque dedroneisraelita aos subúrbios de Dahiyeh, no Líbano. A informação foi avançada pela agência de notícias Reuters que citou três fontes de segurança israelitas.

REUTERS/Amr Abdallah Dalsh

Na segunda-feira, 1, as Forças de Defesa de Israel já haviam anunciado que conseguiram atingir infraestruturas do Hezbollah, no Líbano. O ataque surgiu como resposta a "vários lançamentos" a partir do Líbano.

"Em resposta aos lançamentos de ontem em direção ao território israelita, as FDI atacaram infraestruturas militares pertencentes ao Exército Sírio. Os caças das FDI também atingiram a infraestrutura terrorista do Hezbollah no Líbano", lê-se numa publicação no X.

Além de Saleh al-Arouri, sabe-se que também três combatentes do Hezbollah morreram no sul do Líbano, segundo informou o grupo através da sua conta de Telegram. Já do lado israelita, o ataque resultou em ferimentos em cinco soldados.

"A atividade terrorista em curso do Hezbollah e os ataques contra Israel violam a Resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU. As FDI continuarão a defender as suas fronteiras de qualquer ameaça", escreveram as autoridades israelitas.

O Hezbollah entretanto ainda não deu qualquer detalhe sobre como os três combatentes foram mortos. Disseram apenas que "foram martirizados no caminho para (libertar) Jerusalém".

Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas morreram cerca de 22 mil palestinianos. Os dados são do Ministério da Saúde de Gaza, liderado pelo Hamas. 

Artigos Relacionados