Sábado – Pense por si

A SÁBADO na Ucrânia. Roman e a família escaparam de Irpin horas antes de ataque

Sandra Felgueiras, na Ucrânia , Leonor Riso 08 de março de 2022 às 16:17

Roman Treydin e a família deixaram uma casa acabada de construir em Irpin, uma cidade ucraniana onde morreram centenas de civis. "Tenho sorte em estar vivo", relata.

Roman Treydin, de 44 anos, sente-se um privilegiado. Conseguiu fugir de Irpin, uma das cidades mais bombardeadas pelas tropas russas. Nos arredores de Kiev, fica separada do caminho rumo à capital por um rio. A ponte que ligava as margens foi quase toda destruída pelos soldados ucranianos numa tentativa de travar os avanços russos mas ainda é procurada pelos civis que fogem à guerra. No domingo, 6 de março, foi atingida por um morteiro russo e morreram várias pessoas. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.