Sábado – Pense por si

A América do Sul está a virar à esquerda?

Margarida Davim
Margarida Davim 20 de junho de 2022 às 20:00

Gustavo Petro ganhou na Colômbia, depois de Gabriel Boric ter vencido o Chile em março e Pedro Castillo ter chegado ao poder no Peru em julho de 2021. Lula pode ser o próximo líder de esquerda a governar. Mas o que é que isso significa para a América do Sul?

Marta Martin, membro do comité central do Partido Comunista Espanhol (PCE), está em Bogotá como observadora internacional das eleições que Gustavo Petro venceu este domingo na Colômbia. Um dia depois da vitória, Marta descreve àSÁBADOo clima "festivo" que sente nas ruas de uma capital que amanheceu com um presidente que conquistou os eleitores prometendo o fim da exploração de petróleo, universidades gratuitas, pensões para donas de casa e pleno emprego com o Estado como empregador de último recurso.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Naufrágio da civilização

"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".