Sábado – Pense por si

X (antigo Twitter) vai passar a ser pago? O que disse Elon Musk

Leonor Riso
Leonor Riso 19 de setembro de 2023 às 18:22
As mais lidas

Dono do X defende que o pagamento feito pelos utilizadores é a única forma de impedir o desenvolvimento de bots na plataforma.

Elon Musk está a estudar a cobrança a todos os utilizadores do antigo Twitter, agora X, para aceder à plataforma. A intenção foi manifestada durante uma conversa com Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro de Israel, na sede da Tesla. O político israelita está nos Estados Unidos para assistir à Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). 

REUTERS/Gonzalo Fuentes/File Photo

O dono do antigo Twitter explicou que umapaywallse afigura, a seu ver, como a única hipótese para impedir a entrada debots(contas automatizadas) na rede social. Se a plataforma for paga, "cada vez que um criador debotsquisesse fazer outrobot, precisaria de um novo método de pagamento", ressalvou. 

"A única razão mais importante pela qual vamos avançar para ter um pequeno pagamento mensal para usar o sistema X, é que é a única maneira que eu consigo pensar para combater grandes exércitos debots", frisou. Para o dono do X, osbotssão responsáveis por grande parte do discurso de ódio que circula na rede social. 

Através do pagamento o X também altera a sua base de utilizadores, continuou Elon Musk. De momento, só aos utilizadores que tenha aderido aoX Premiumé que é cobrada uma mensalidade de €11 (em Portugal). O X Premium permite ter um selo azul que indica que a conta é verificada e os utilizadores veem menos 50% de anúncios. 

"Estamos a preparar-nos para ter um pequeno pagamento mensal para o uso do sistema", apontou Elon Musk. 

Durante a reunião com o primeiro-ministro de Israel, Elon Musk também indicou que o X tem 550 milhões de utilizadores mensais que geram cerca de 200 milhões depostspor dia. Contudo, também já reconheceu que houve uma queda de 60% nas receitas dos anúncios. 

Artigos Relacionados
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.