Sábado – Pense por si

Sanções a Abramovich não se aplicam em Portugal

Jornal de Negócios 10 de março de 2022 às 17:31
As mais lidas

As sanções impostas por Londres ao multimilionário russo Roman Abramovich apenas se aplicam no Reino Unido. Eventuais bens e ativos que Abramovich tenha em países da UE, incluindo Portugal, não estão abrangidos.

As sanções impostas pelo governo britânico ao multimilionário russo Roman Abramovich apenas se aplicam no Reino Unido e não nos países da União Europeia (UE). O esclarecimento foi dado pelo Ministério da Justiça português em resposta escrita à Reuters.

Abramovich, dono do Chelsea FC, é cidadão português desde o ano passado, ao abrigo do processo que permitia aos descendentes de judeus sefarditas solicitar a nacionalidade portuguesa.

O Ministério da Justiça indicou também à Reuters que as sanções decididas por Bruxelas contra entidades e indivíduos russos, na sequência da invasão da Ucrânia, não preveem a retirada da nacionalidade.

Para já, desconhece-se quais os bens que o multimilionário terá em Portugal.

O processo de obtenção da nacionalidade portuguesa por Abramovich está a ser investigado pelo Ministério Público (MP) desde janeiro por dúvidas quanto ao processo.

As sanções determinadas por Londres incluem o congelamento dos bens dos oligarcas russos visados, o que levou, por exemplo, à suspensão do processo de venda do clube da "Premier League".

Artigos Relacionados

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?