Sábado – Pense por si

Ucrânia: Ana Gomes pede a Costa sanções dirigidas a oligarcas russos

Margarida Davim
Margarida Davim 24 de fevereiro de 2022 às 18:37

"Não basta ficar por declarações e atos simbólicos. É o momento de agir", diz à SÁBADO Ana Gomes, lembrando que é preciso escrutinar os 418 vistos gold atribuídos a russos e "retirar a cidadania a Roman Abramovich".

"É o mínimo dos mínimos", diz Ana Gomes sobre a possibilidade de infligir sanções económicas dirigidas aos oligarcas russos que ajudam a financiar o regime de Vladimir Putin. A ex-eurodeputada socialista garante: Portugal "tem poderes" para decidir este tipo de medidas e insta António Costa a agir.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.