Sábado – Pense por si

A corrida às armas na Europa vai trazer austeridade?

Margarida Davim
Margarida Davim 11 de março de 2022 às 08:00

Os países europeus preparam-se para aumentar os gastos em Defesa. Até que ponto isso será feito à custa de políticas sociais? E haverá uma resposta conjunta da União Europeia para acomodar estes gastos sem que fazer escalar os défices?

Os líderes da União Europeia estão reunidos em Versalhes, esta quarta e quinta-feira, com a crise provocada pela guerra na Ucrânia em pano de fundo. Em cima da mesa está já a discussão da emissão de dívida comum para combater a crise económica, mas esse é um debate em curso e sem desfecho à vista. Já soterrados nos problemas da pandemia, os países europeus vão ter de fazer face não só a todas as consequências económicas da escalada do preço da energia e dos cereais, mas também à corrida às armas a que se lançou a Europa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?