Sábado – Pense por si

Lars, o homem que está a emagrecer o mundo

Ana Taborda
Ana Taborda 30 de dezembro de 2023 às 10:00

Dispensa jatos, conduz o seu próprio carro elétrico e gosta de descontrair a andar de caiaque no lago junto à sua casa, na Dinamarca. É a partir deste país que gere o gigante farmacêutico dono dos medicamentos Ozempic e Wegovy.

Há várias formas de medir a dimensão e a importância de uma empresa mas, no caso da Novo Nordisk, talvez seja suficiente explicar o seguinte: juntando os resultados da fabricante do Ozempic e do Wegovy à economia da Dinamarca, o PIB deste País cresceu 1,7% nos primeiros seis meses do ano; sem os medicamentos que estão, literalmente, a emagrecer o mundo, a Dinamarca estaria em recessão, com o PIB a cair 0,3%, dizem as contas do Financial Times.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.