Sábado – Pense por si

Susana Lúcio

O poder dos medicamentos para emagrecer

Eliminam a sensação de fome e estão a revolucionar o tratamento da obesidade e de outras doenças crónicas provocadas pelo excesso de peso. Apesar de ter sido o primeiro país da Europa a declarar a patologia como uma doença crónica, Portugal ainda não comparticipa estes fármacos. Um erro e uma injustiça, defendem os especialistas.

A família de Montenegro

“A crescer nunca percebi que o Luís tivesse grandes riaquezas”, contou um amigo. Com o primeiro-ministro no centro da polémica, fomos à procura das suas origens, no Douro e em Espinho. E ainda: os traumas das mulheres vítimas de violação; a moda do ioga com cães.

22776086.mp4

O mercado negro da venda de Ozempic. Veja o Repórter SÁBADO na íntegra

O Repórter SÁBADO infiltrou-se no mercado negro de venda de Ozempic, um medicamento sujeito a receita médica destinado apenas a doentes com diabetes tipo 2, mas muito procurado por pessoas que querem emagrecer rápido e sem passar fome. Nas farmácias custa €10, mas está a ser vendido a mais de €200.

Lucília Galha

O lagarto que criou o Ozempic

Chama-se monstro de gila e foi graças ao seu veneno que se descobriram as revolucionárias injeções. As suas glândulas têm uma hormona que estimula a secreção de insulina e atrasa a digestão.

9
Lucília Galha

Dor crónica: medicamento revolucionário a caminho

Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h