Sábado – Pense por si

Governo admite que bancos "falsearam a concorrência"

Diogo Barreto
Diogo Barreto 08 de novembro de 2022 às 09:42
As mais lidas

Portugal enviou observações ao Tribunal de Justiça da UE sobre o processo do “cartel da banca”, dando sustento às conclusões da Autoridade da Concorrência.

O Governo identificou um "cartel da banca" e denunciou este suposto acordo entre bancos para o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE). O Estado refere que os bancos "falsearam condições de concorrência",segundo o jornal Público.

A investigação do caso esteve a cargo da Autoridade da Concorrência e as conclusões envolvem mais de uma dezena de bancos, incluindo a Caixa Geral de Depósitos, BCP, BES, BPI, Santander, Montepio ou o BBVA. As instituições foram acusadas de terem trocado informações de forma concertada sobre crédito à habitação, consumo e empresas, entre 2002 e 2013.

Segundo o Público, a juíza Mariana Gomes Machado, que tem em mãos o processo que está a ser julgado no Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, terá accionado o mecanismo de "reenvio prejudicial" para esclarecer duas dúvidas.

Artigos Relacionados

Eternamente jovens

Já ninguém esconde os liftings e o botox, a procura pelo rosto perfeito nunca foi tão voraz. Conheça ainda o passado de Sócrates e os candidatos ao Benfica.

A Rússia continua a querer tudo

Trump esforçou-se por mostrar que era dele o ascendente sobre Putin. Mas o presidente russo é um exímio jogador de xadrez. Esperou, deixou correr, mas antecipou-se ao encontro de Zelensky em Washington e voltou a provar que é ele quem, no fim do dia, leva a melhor. A Rússia continuar a querer tudo na Ucrânia. Conseguirá continuar as consequências dos ataques a refinarias e petrolíferas?