Desde 2021 que menores de 18 anos já estão proibidos de jogar por mais do que uma hora por dia e apenas o podem fazer às sextas-feiras, fins-de-semana e feriados.
Um projeto de lei chinês quer limitar o dinheiro e o tempo que as pessoas gastam com videojogos. O objetivo da porposta é o de prevenir comportamentos obsessivosm no entanto, as medidas que propõe pode representar um duro golpe no maior mercado de jogos online do mundo.
Getty Images
Entre as restrições encontra-se a "proibição de conteúdo que ponha em risco a unidade nacional, que coloque em risco a segurança nacional ou prejudique a reputação e os interesses nacionais presente em jogos online".
Além disso, os jogos não deverão oferecer recompensas que incentivem os jogadores a voltar a jogar ou gastar muito dinheiro, avançou a Administração Nacional de Imprensa e Publicação: "A remoção desses incentivos provavelmente reduzirá os usuários ativos diários e a receita das aplicações e pode forçar os editores a reverem o design dos seus jogos e estratégias de monetização", referiu Ivan Su, analista da analista Morningstar.
Desde 2021 que jogadores com menos de 18 anos passam a estar autorizados a jogar apenas durante uma hora por dia às sextas-feiras, fins-de-semana e feriados.
O anúncio das limitações já provocou uma queda nas ações de várias gigantes tecnológicas locais, que viram o seu valor de mercado diminuir em mil milhões de dólares. A China detém o maior mercado de jogos no mundo e a Tencent Games é a líder no setor em termos de receita, porém o valor das suas ações caiu 12,4% desde o anúncio das novas medidas.
O vice-presidente da Tencent Games, Vigo Zhang, já garantiu que a empresa vai implementar de forma rigorosa todos os novos requisitos regulatórios e defendeu que estes não impedem que as empresas tenham "modelos de negócios e cadência operacional razoáveis".
Vigo Zhang referiu ainda que atualmente os menores gastam um nível historicamente baixo de dinheiro e tempo na plataforma desde 2021, altura em que foram implementadas as primeiras limitações.
As ações da NetEase, outra das maiores plataformas chinesas, caíram mais de 24% desde o anúncio das medidas, mas a empresa ainda não comentou as decisões.
Por outro lado, também é esperado que as novas regras também acelerem o processo de entrada em circulação de jogos no país ao exigir que os reguladores processem as aprovações no prazo de 60 dias.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.