João Galamba defende que, depois da demissão de António Domingues, o mais importante é salvaguardar o processo de recapitalização da Caixa
O PS defende que, na sequência da demissão do presidente da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues, o mais importante é salvaguardar o processo de recapitalização e esperar que "PSD e CDS-PP acabem com a guerrilha política".
Estas posições foram assumidas pelo porta-voz dos socialistas, João Galamba, numa conferência de imprensa em que assumiu que o PS sempre "desejou que as coisas tivessem corrido melhor" no processo de recapitalização do banco público. "O PS respeita naturalmente o pedido de demissão do presidente da CGD. Mas o mais importante é garantir que o acordo de recapitalização [com as entidades europeias] não é afectado", declarou João Galamba.
Perante os jornalistas, João Galamba defendeu que a questão relativa à composição da equipa da administração da CGD e o processo de recapitalização da Caixa são "independentes". "O que esperamos é que o novo nome [do presidente] seja indicado o mais rapidamente possível, como aliás foi dito pelo primeiro-ministro [António Costa], e o processo de recapitalização da CGD possa decorrer com a normalidade que todos esperamos. Nunca nos podemos esquecer que o ponto mais importante da Caixa foi conseguir aquilo que muitos diziam ser impossível: A manutenção da CGD na esfera pública e a sua recapitalização pelo accionista Estado", salientou o porta-voz do PS.
Interrogado sobre a sucessão de casos que, ao longo dos últimos meses, envolveram António Domingues e a sua equipa - desde salários, entrega de declarações no Tribunal Constitucional e eventual conflito de interesses -, João Galamba referiu que "o Grupo Parlamentar do PS sempre disse que gostaria que alguns aspectos deste processo tivessem corrido melhor".
Questionado se António Domingues pode queixar-se de falta de apoio político por parte do Governo, João Galamba rejeitou essa tese. "Neste processo, que dura há vários meses, um partido empenhou-se activamente numa lógica niilista de causar dificuldades ao país no processo de recapitalização da Caixa. Esperemos que PSD e também CDS não embarquem numa tentativa de criarem novos problemas à CGD", declarou o porta-voz do PS.
Neste contexto, João Galamba deixou ainda um repto a PSD e CDS-PP em matéria de processo de reestruturação e recapitalização da CGD. "Se PSD e CDS-PP são genuínos em defesa da manutenção de um banco público, compreenderão então a delicadeza deste processo e a importância de que chegue a bom porto. Espero que PSD e CDS-PP valorizem isso e não se entreguem à tácita de pura guerrilha partidária, que tem unicamente como objectivo dificultar o processo de recapitalização da CGD", acrescentou.
Caixa: PS quer que PSD e CDS acabem com "guerrilha política"
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.