BCE considera Angola como um dos países que não tem uma regulação e supervisão semelhantes às existentes na União Europeia, pelo que banco tem de ajustar a sua exposição naquele mercado
Accionistas do BPI têm até domingo para chegar a acordo
Os principais accionistas do BPI têm até domingo para chegar a um acordo que cumpra o prazo estipulado pelo Banco Central Europeu (BCE) para o banco reduzir o excesso de exposição a Angola.
Cofina Media
Desde há algumas semanas que o espanhol Caixabank, com 44,10% do capital social do BPI (apesar de só poder exercer 20% dos votos devido à blindagem dos estatutos), e a 'holding' Santoro, da empresária angolana Isabel dos Santos, com 18,58%, estão em negociações para desbloquear o impasse neste assunto, isto depois de várias soluções que falharam, devido a divergências entre as partes.
No entanto, apesar de, por várias vezes, ter sido noticiada a proximidade do acordo, as negociações foram rompidas a 24 de Março. Esta semana, as informações dão conta de que as partes voltaram à mesa das negociações, apesar de fontes oficiais não o confirmarem.
Um acordo quanto à operação do BPI no mercado angolano é necessário, uma vez que o BCE considera Angola como um dos países que não tem uma regulação e supervisão semelhantes às existentes na União Europeia, pelo que banco tem de ajustar a sua exposição naquele mercado.
A solução que tem sido falada poderá passar por o banco catalão comprar a participação da Santoro no BPI, lançando em seguida uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o restante capital do banco liderado por Fernando Ulrich. Em contrapartida, Isabel do Santos fica com a totalidade do BFA, adquirindo as acções aí detidas pelo BPI, e poderá ainda a entrar no BCP.
A operação em Angola é a 'joia da coroa' do BPI, sendo que, em 2015, mais de 50% do lucro do banco veio de Angola, ou seja, 135,7 milhões de euros, num total de 236,4 milhões.
Caso não haja um acordo até este domingo, 10 de Abril, o BPI poderá ser multado pelo BCE, pagando coimas diárias, até que chegue a uma solução que cumpra as exigências do banco central.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.