Sábado – Pense por si

Pelé: as melhores histórias do Rei do futebol

Tiago Carrasco 05 de janeiro de 2023 às 07:00

É o melhor marcador da história, com mais de 1200 golos, e é o único a ter vencido o Mundial de futebol por três vezes. Mas Pelé é muito mais do que isso, é um símbolo do Brasil e do mundo, ao ponto do presidente da FIFA ter pedido que cada país batize pelo menos um estádio com o nome de Pelé. O astro brasileiro, que morreu a 29 de dezembro, com 82 anos, teve uma vida cheia. Dentro de campo mas também fora dele. São esses vários aspetos que lhe deixamos aqui, da infância pobre à carreira pintada a ouro, do convívio com figuras como Mick Jagger, Frank Sinatra, Eusébio ou Maradona até aos escândalos amorosos e às doenças e operações dos últimos anos.

Pelé começou a engraxar sapatos e a roubar amendoins para comprar equipamentos e acabou tricampeão mundial com o Brasil. Foi aclamado o melhor futebolista do século, marcou 1.283 golos e foi ministro, músico, empresário e ator. Edson Arantes do Nascimento morreu na semana passada, aos 82 anos. Pelé, o mito que criou, segue para a eternidade. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.