Sábado – Pense por si

Pelé: o extraterrestre que veio de Três Corações

Tiago Carrasco 05 de janeiro de 2023 às 07:00

Prometeu ao pai ganhar um Mundial e acabou sendo o único a vencer três. Marcou mais de 1200 golos, patenteou fintas, parou guerras, foi guarda-redes e expulsou ábritros.

Pelé pensava que os homens não choravam até ao dia 16 de Julho de 1950, dia em que o Brasil perdeu a final do Campeonato do Mundo para o Uruguai, por 2-1, perante 200 mil brasileiros que enchiam o recém-construído Estádio do Maracanã. O pai, Dondinho, tinha organizado uma festa para ouvir a partida pela rádio, mas ele e os amigos acabaram em lágrimas. "Um dia, eu vou ganhar uma Copa do Mundo para si", disse-lhe o pequeno Edson, então com nove anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro