Sábado – Pense por si

Em 2025, o clima vai mudar para sempre?

Vanda Marques
Vanda Marques 05 de setembro de 2023 às 20:00

Novo estudo diz que a circulação do Atlântico vai colapsar, “congelando” a Europa como no filme "O Dia Depois de Amanhã". Muitos cientistas discordam das conclusões.

Os pássaros fugiram em debandada, os cães uivaram de medo e uma tempestade nunca antes vista começava. Em seguida, inundações destruíram as cidades e até a estátua da Liberdade, em Nova Iorque, ficou congelada. O filme O Dia Depois de Amanhã (2004) é um típico drama de fim do mundo, mas o ponto de partida não é ficção científica. Porque se voltou a falar deste filme? Um estudo publicado na revista Nature Communications fez uma previsão preocupante: entre 2025 e 2095 prevê-se o colapso da AMOC – Atlantic Meridional Overturning Circulation, ou seja, as correntes de circulação do Atlântico –, o que iria provocar mudanças drásticas no clima. O título do artigo, divulgado em julho, era alarmante: “Alerta para o futuro colapso da AMOC”. Esse era o ponto de partida do filme – a corrente do Atlântico ia parar e viveríamos numa era do gelo – e o estudo de Peter Ditlevsen e Susanne Ditlevsen dizem que isso está mais perto de acontecer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.