Sábado – Pense por si

Vanda Marques
Vanda Marques Editora

O que eu faço?

Sou editora de sociedade na revista SÁBADO.

Que áreas cubro?

A sociedade é das áreas mais ricas no jornalismo que inclui saúde, comportamento, ciência, história, ambiente e tecnologia. Acabamos por mergulhar um pouco em todas as áreas. Também faço entrevistas para a nossa secção dedicada a este formato. A sociedade sempre foi a minha área de eleição e acredito que uma boa conversa é a chave para compreender o mundo.

Qual é o meu background?

Setúbal é a minha cidade. Licenciei-me em Ciências da Comunicação, na variante de jornalismo, na Universidade Nova de Lisboa. A minha primeira experiência no jornalismo começou com um estágio na Rádio Pal, de Palmela. Quando terminei o curso, estagiei no jornal Público e depois na revista SÁBADO, onde entrei em dezembro de 2004. Mais tarde, fui freelancer e regressei à SÁBADO. Em 2009, integrei a fundação do jornal i onde trabalhei na área cultural. Em 2011, tornei-me coordenadora da secção Mais, do i, onde fiquei até 2014. Nesse ano regressei à SÁBADO para o cargo de subeditora de sociedade. Desde janeiro de 2023 ocupo o cargo de editora.

Vanda Marques

O aquecimento global é amigo dos ratos

Com temperaturas mais amenas no inverno, os roedores reproduzem-se mais (até 12 crias de cada vez) e já não morrem com as noites frias. As obras nas cidades e o aumento do turismo transformam as cidades em paraísos para estes animais.

Luxo e polémicas: a vida de Paula Amorim

Descubra os bastidores dos negócios de uma das mulheres mais ricas do país e acompanhe a campanha da candidata independente ao município de Setúbal. Conheça ainda como o médico Gentil Martins dedicou a vida aos doentes.

Vanda Marques

O calor é um assassino silencioso

O nosso organismo pode entrar em colapso depois de exposto a temperaturas extremas. As ondas de calor vão ser cada vez mais frequentes e na última morreram 2.300 na Europa.

Vanda Marques

Onda de calor matou 2.300 pessoas na Europa

Novo estudo do Imperial College de Londres analisou as consequências das temperaturas extremas no final de junho. Cerca de 88% das vítimas mortais têm mais de 65 anos. Só em Lisboa morreram 92.

Vanda Marques

Podemos viver sem stress? Não, mas...

Temos de saber reduzir a ansiedade. Médico inglês alerta, em livro, que a tensão constante pode causar diabetes tipo 2, cancro e obesidade. Até o exercício físico em excesso prejudica-

Ver mais
A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)