Sábado – Pense por si

Vanda Marques
Vanda Marques Editora

O que eu faço?

Sou editora de sociedade na revista SÁBADO.

Que áreas cubro?

A sociedade é das áreas mais ricas no jornalismo que inclui saúde, comportamento, ciência, história, ambiente e tecnologia. Acabamos por mergulhar um pouco em todas as áreas. Também faço entrevistas para a nossa secção dedicada a este formato. A sociedade sempre foi a minha área de eleição e acredito que uma boa conversa é a chave para compreender o mundo.

Qual é o meu background?

Setúbal é a minha cidade. Licenciei-me em Ciências da Comunicação, na variante de jornalismo, na Universidade Nova de Lisboa. A minha primeira experiência no jornalismo começou com um estágio na Rádio Pal, de Palmela. Quando terminei o curso, estagiei no jornal Público e depois na revista SÁBADO, onde entrei em dezembro de 2004. Mais tarde, fui freelancer e regressei à SÁBADO. Em 2009, integrei a fundação do jornal i onde trabalhei na área cultural. Em 2011, tornei-me coordenadora da secção Mais, do i, onde fiquei até 2014. Nesse ano regressei à SÁBADO para o cargo de subeditora de sociedade. Desde janeiro de 2023 ocupo o cargo de editora.

A diretora do Museu Biblioteca da Casa de Bragança, Ana Saraiva, explica que a exposição mostra o lado íntimo de D. Amélia em Vila Viçosa
Vanda Marques

A vida íntima de uma rainha do povo

D. Amélia passava grandes temporadas em Vila Viçosa, gostava de pintar, fazer herbários e até convidada as crianças da vila para brincarem com os filhos. Uma nova exposição quer celebrar o seu legado

D. Manuel I, rei de Portugal, impulsionou os Descobrimentos e o poder português
Vanda Marques

D. Manuel I, o rei mais poderoso que Alexandre, o Grande

Era o nono sobrinho do rei, mas nunca sonhou reinar. Viu o seu irmão ser assassinado por D. João II, tornou-se influente e vai ser o primeiro monarca a ter tropas nos quatro continentes. Exuberante, não se lhe conhecem amantes, mas trabalhava com música tocada ao vivo. Passeava-se por Lisboa com um elefante e teve 13 filhos.

Carta de Pero Vaz de Caminha, documento sobre o achamento do Brasil
Vanda Marques

O achamento do Brasil

Pero Vaz de Caminha descreveu o que as naus de Pedro Álvares Cabral encontraram ao rei D. Manuel I. Num documento de valor incalculável conhecemos as “gentes mansas e pacíficas”.

Nesta imagem D. Manuel ao centro abençoa Vasco da Gama. Era o rei que escolhia os capitães das armadas
Vanda Marques

D. Manuel I. O monarca, escolhido por Deus

Tentou três vezes fazer a cruzada em Jerusalém, queria ouvir os relatos dos locais longínquos onde chegaram os portugueses e era um relações públicas do império - enviava cartas a espalhar as conquistas dos portugueses. Conhecido como o rei da pimenta, pôs toda a Europa a sonhar com os produtos exóticos que chegavam a Lisboa.

Vanda Marques

O aquecimento global é amigo dos ratos

Com temperaturas mais amenas no inverno, os roedores reproduzem-se mais (até 12 crias de cada vez) e já não morrem com as noites frias. As obras nas cidades e o aumento do turismo transformam as cidades em paraísos para estes animais.

Ver mais
A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana