
A SÁBADO é todos os dias: "O Venturoso" D. Manuel e as bolsas
Quarta é dia de revista nas bancas e saiba também mais sobre as valorizações nos mercados
Quarta é dia de revista nas bancas e saiba também mais sobre as valorizações nos mercados
Em mês de férias, Lisboa e Porto mantêm agendas culturais frescas para quem fica na cidade. Eis os livros, concertos e palcos a não perder este mês.
A humanidade esgota hoje todos os recursos que o planeta é capaz de regenerar num ano - uma semana mais cedo do que no ano passado. “Há três atitudes que as pessoas podem tomar para reduzir a sobrecarga do planeta”, diz Francisco Ferreira, da associação ambiental ZERO.
Plataformas como a Vinted ou a Depop alimentam o fenómeno conhecido como "consumo por compensação": a perceção de que comprar usado "não conta" para o impacto ambiental incentiva os consumidores a comprar mais do que precisam, com menor culpa.
Estreia a 24 de setembro
O copresidente do grupo de especialistas do Conselho Científico Internacional para a Conferência dos Oceanos da ONU acredita que no futuro pode ser encontrada uma forma limpa de explorar o fundo do mar. Até lá o mais prudente e ficarmos quietos. O próprio testemunhou contra o seu país para evitar a mineração.
Quando as empresas enfrentam dificuldades, sabemos bem qual o investimento que vai ser removido: o do pilar ecológico e social.
O diretor-geral adjunto do Primeiro Instituto de Oceanografia da China falou com a SÁBADO sobre o impacto do aumento das temperaturas do oceano nos fenómenos meteorológicos. Na Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, que decorreu em Nice na semana passada, esteve como parte dos especialistas do Conselho Científico Internacional.
Tiago Pitta e Cunha elogiou ainda a postura de Portugal durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano por ter ratificado o Tratado do Alto Mar e anunciado o cumprimento da meta de 30% de áreas marinhas protegidas já este ano.
No espaço dedicado aos visitantes e à sociedade civil à margem da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos famílias aproveitam os expositores para mostrar espécies em vias de extinção, mecanismos de estudo do fundo do mar e até totems do outro lado do mundo.
Ministra do Ambiente esteve em Nice na Conferência da ONU sobre os Oceanos e anunciou que vai dar seguimento ao processo de classificação do Banco de Gorringe (a sudoeste do Algarve), que vai colocar o País muito perto - entre os 27 e os 30% - da meta de 30% das áreas marinha protegidas até 2030.
Um conjunto de 89 organizações da sociedade civil, de 28 países, apresentou uma declaração conjunta com as prioridades das comunidades e um apelo para uma ação global mais ambiciosa e equitativa para o oceano.
Para Jorge Moreira da Silva, se não houver mais financiamento para os países em desenvolvimento não serão cumpridos nenhuns dos tratados internacionais, referindo-se ao Acordo de Paris, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou metas de biodiversidade e para os plásticos.
No seu último discurso do 10 de junho enquanto Presidente da República, Marcelo discursou contra a ideia de haver "um português puro" e lembrou o passado esclavagista e migratório.
Secretário-geral da ONU está em Nice na terceira Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano. Aos jornalistas voltou a sublinhar a "urgência" de se tomarem medidas para a proteção dos oceanos e aumentar a "responsabilização".