Sábado – Pense por si

Testemunho. "É chocante reconhecer que a retirada de preservativo sem consentimento é violação"

Quanto escrevi sobre a noite em que o meu parceiro retirou o preservativo, sem o meu consentimento (o chamado ‘stealth’), durante o ato sexual, muitas mulheres contaram-me que finalmente tinham encontrado as palavras certas para descrever como é que a falta de consentimento equivale a violação.

Na tarde do domingo de 27 de junho, olhei para o meu telemóvel e rompi num pranto. Havia 10 mensagens privadas no meu Instagram, todas elas de mulheres que me contavam que tinham sido violadas. Algumas das mensagens eram curtas, ao passo que outras era autênticos tratados, pormenorizando os impactos do trauma que tinham vivido. As histórias eram variadas, mas todas tinham uma coisa em comum: as mulheres que as estavam a partilhar comigo só tinham descoberto há pouco tempo que aquilo que lhes tinha acontecido era violação. Vou explicar-vos.

Leia todo o artigo na Máxima

Artigos Relacionados
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.