Sábado – Pense por si

Marina Machete no top 20 da Miss Universo

Sheynnis Palacios, da Nicarágua, foi a grande vencedora do concurso. Ainda que a portuguesa Marina Machete não tenha levado o título para casa, conseguiu a melhor posição de sempre para uma mulher transgénero.

Começou por concorrer àMiss Portugalem outubro deste ano, onde ganhou a grande coroa. Passado um mês, Marina Machete voltou a pisar os palcos, desta vez da Miss Universo, onde acabou por se classificar na madrugada deste domingo, 19 de novembro, no top 20.

REUTERS/Jose Cabezas

A modelo e também hospedeira de 28 anos, Marina desfilou em El Salvador, onde decorreu a competição. Apesar de não ter conseguido o título de Miss Universo foi quem garantiu a melhor posição de sempre para uma mulher transgénero.

Da lista de candidatas destacaram-se também, além das duas mulheres trans (Marina Machete e Rikkie Valerie Kollé), Michelle Cohn e Camila Avella, ambas mães e casadas, Yuliia Pavlikova, uma mulher de 30 anos vinda da Bulgária, e ainda a enfermeira plus-size do Nepal, Jane Dipika Garret.

REUTERS/Jose Cabezas

A coroa e as flores finais acabaram por ser entregues à Nicarágua, mais precisamente à modelo e comunicadora de 23 anos, Sheynnis Palacios. O segundo lugar ficou com a tailandesa de 27 anos Anntonia Porsild, e o fecho do pódio com a australiana Moraya Wilson, de 22.

Artigos Relacionados
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?