Sábado – Pense por si

Marina Machete, a primeira Miss Portugal trans

Raquel Lito
Raquel Lito 22 de outubro de 2023 às 18:00

Foi vítima de bullying na adolescência, chegou a ser apedrejada perto da escola e depois de uma avaliação médica e psicológica avançou para a mudança de sexo aos 18 anos. O percurso de uma mulher que fez a sua revolução a 5 de outubro, quando ganhou o título. Veja o vídeo.

Via-se como rapariga, vestia-se como tal, mas o nome de nascença era dissonante de tudo o resto, ou seja, masculino. Aos 15 anos, foi vítima de bullying por parte de alguns colegas e chegou a ser apedrejada perto da escola em Setúbal (por sorte, não sofreu ferimentos). Nunca os denunciou. Treze anos depois, já registada como Marina Machete Reis (Marina porque gosta de mar) e com o processo cirúrgico de mudança de sexo concluído há uma década, tornou-se uma referência para a comunidade LGBTQIAP+, em que estão incluídos os transgéneros. Um dia pensa voltar àquela escola, a Sebastião da Gama, de visita sem ressentimentos para rever os professores que a apoiaram e para contar o seu percurso aos alunos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres