Sábado – Pense por si

Joana Pais de Brito é muito mais do que uma Cristina

Vanda Marques
Vanda Marques 09 de dezembro de 2020 às 07:20

Treina em frente ao espelho, grava as suas imitações e estuda-as até à exaustão. Mas a antiga terapeuta ocupacional, que aos 18 anos não conseguiu entrar no conservatório, diz que as imitações são apenas uma parte da carreira.

Congelou em frente à turma toda e não conseguiu abrir a boca. Joana Pais de Brito sabia a poesia de cor mas, quando foi a sua vez de ler, não foi capaz. A primeira coisa que a professora primária pensou foi que a criança, na altura com 7 anos, não tinha feito o trabalho de casa. Chamou-a e pediu-lhe satisfações. Joana lá explicou que sabia tudo, não conseguia era dizer em voz alta. Resultado? Disse o poema ao ouvido da professora. "Tinha uma timidez extrema. Era uma timidez a ponto de não conseguir pedir um copo de água num café", conta a atriz de 36 anos àSÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.