Após ler as notícias sobre o facto de o título ter sido retirado, o dono do Bobi, contactou o Guinness que lhe garantiu que “os títulos não foram retirados a Bobi”.
Bobi, o cão português considerado o mais velho do mundo, mantém ostítulos que lhe foram atribuídosenquanto decorre uma investigação ao processo de atribuição de recordes, de acordo com oObservador. Leonel Costa, o dono do animal, contactou o Guinness, após ler as notícias sobre otítulo lhe ter sido retirado, e em resposta dada esta quarta-feira, a organização garante: "os títulos não foram retirados a Bobi".
Ricardo Almeida
Num email enviado ao dono do Bobi, o Guinness World Records clarificou as notícias que referem que o cão perdeu o título do "cão mais velho do mundo". "Os meios de comunicação social foram precipitados e as suas coberturas um pouco descontextualizadas", dizia no email. Acrescentou ainda que "suspendeu temporariamente as candidaturas para os títulos recordistas enquanto a avaliação do processo continua em curso."
O título atribuído ao Bobi, rafeiro do Alentejo, pelo Livro de Recordes do Guinness surgiu em fevereiro de 2023, quando o cão tinha 30 anos e 268 dias. Morreu em outubro quando tinha 31 anos e 163 dias.
A investigação iniciou-se na sequência de dúvidas levantadas por médicos veterinários, em relação à idade do cão. Uma outra situação que levantou incertezas foi uma fotografia do rafeiro do Alentejo quando era jovem. Na fotografia, revela as suas patas brancas, apesar de quando morreu serem castanhas.
Já em dezembro, a revista Wired divulgou que o cão só foi registado na base de dados em 2022. No entanto, o dono referiu que o animal nasceu em 1992, o que poderia acontecer porque o registo de cães nascidos antes de 2008 só se tornou obrigatório em outubro de 2020, segundo a Wired, o que significa que Bobi poderia ter nascido em 1992 sem que houvesse comprovativo.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres