A última grande erupção do Merapi, ocorrida em 2010, matou 347 pessoas e forçou a evacuação de quase 400 mil, incluindo 3.000 famílias que tiveram que ser realojadas definitivamente fora das áreas de residência.
O vulcão Merapi, um dos mais ativos do mundo e situado na região central da ilha indonésia de Java, entrou este sábado em erupção e está a expulsar uma torrente de lava incandescente ao longo de 1,5 quilómetros, com nuvens de fumo e intensa cinza.
Antara Foto/Hendra Nurdiyansyah/via REUTERS
As autoridades locais já emitiram vários alertas, embora não tenha havido, ainda, necessidade de evacuar populações, tal como adiantou num comunicado o Centro para a Investigação e Controlo de Desastre Geológicos (BPPTKG, na sigla indonésia).
No comunicado, o Centro alerta a população das localidades mais próximas do vulcão para evitar as "zonas de perigo", num raio de três a sete quilómetros em redor da cratera. "Uma erupção explosiva pode atingir uma distância até três quilómetros da cratera", advertiu o Centro.
O Merapi, com 2.968 metros de altitude, está localizado na fronteira entre a região especial de Yogyakarta e a província de Java Central, é o vulcão mais ativo do país asiático e um dos mais eruptivos do mundo.
O Centro sinalizou o segundo nível de alerta mais alto.
A última grande erupção do Merapi, ocorrida em 2010, matou 347 pessoas e forçou a evacuação de quase 400 mil, incluindo 3.000 famílias que tiveram que ser realojadas definitivamente fora das áreas de residência.
O arquipélago indonésio situa-se no chamado "Círculo de Fogo" do Pacífico, zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é abalada por milhares de tremores de terra por ano, a maioria de pequena magnitude, e ao longo da qual existem 127 vulcões ativos.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.