Sábado – Pense por si

Vulcão russo entra em erupção e deixa aldeias debaixo de cinza

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 11 de abril de 2023 às 14:23
As mais lidas

Shiveluch é um dos mais ativos vulcões do país e entrou em erupção à meia-noite. Lava não deve atingir populações, mas nuvem de cinza já afeta uma área de 108 mil quilómetros quadrados.

Um dos vulcões mais ativos da Rússia entrou em erupção, esta terça-feira. Na península de Kamchatka, no leste da Rússia, há agora várias povoações cobertas de cinza vulcânica e foi também emitido um alerta para a aviação, devido à enorme nuvem de cinzas que se estende por centenas de quilómetros.

O Shiveluch entrou em erupção pouco depois da meia-noite e atingiu um crescendo seis horas mais tarde. A área afetada pela nuvem vulcânica é agora de 108 mil quilómetros quadrados, segundo o estudo geofísico feito pela Academia Russa de Ciências.

Além das cinzas, a lava também está a derreter a neve e levou as autoridades a emitir um aviso para a possibilidade de fluxos de lama que podem afetar uma autoestrada nas proximidades. As povoações mais próximas têm já uma camada de cinza que chega aos 8,5 centímetros, a maior dos últimos 60 anos, refere a Reuters.

"As cinzas atingiram os 20 km de altura, com a nuvem a deslocar-se para oeste e uma queda muito forte de cinzas nas aldeias próximas", referiu o diretor do estudo geofísico do Kamchatka, Danila Chebrov. "O vulcão estava a preparar-se para isto há, pelo menos, um ano... e o processo continua, apesar de agora ter acalmado um pouco", acrescentou.

Para o especialista, o vulcão deve agora acalmar, embora não seja de excluir que mais cinzas sejam expelidas. Já a lava não deve atingir as aldeias próximas, estimou Chebrov.

Perante a erupção, que continua ativa mais de 15 horas depois, algumas escolas foram encerradas e os habitantes mais próximos do vulcão foram aconselhados a ficar dentro de casa. Já para a aviação foi emitido um alerta de que "a atividade atual pode afetar os voos internacionais e de baixa altitude".

A península de Kamchatka, que se precipita para o Oceano Pacífico a nordeste do Japão, tem cerca de 300.000 habitantes. O vulcão Shiveluch é um dos maiores e mais ativos do país.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.