Sábado – Pense por si

Escritor Javier Marías morre aos 70 anos

Lusa 11 de setembro de 2022 às 17:24
As mais lidas

Autor sofria de uma doença pulmonar prolongada e acabou por morrer num hospital em Madrid.

O escritor Javier Marías morreu este domingo, aos 70 anos, num hospital em Madrid, após o agravamento da doença pulmonar de que sofria.

Redes Sociais / Twitter

Autor de quinze romances, entre os quais os premiadosO homem sentimental,Todas as almasouCoração tão branco, é um dos mais celebrados escritores de língua espanhola.

Marías escreveu ainda romances comoAmanhã na batalha pensa em mimeBerta Isla, que foi premiado em Portugal, estando a sua obra largamente traduzida para português, onde era atualmente publicado pela Alfaguara Portugal (chancela da Penguin Random House).

Filho do filósofo Julián Marías, o autor madrileno publicou o seu primeiro romanceOs domínios do loboem 1971. O seu último livro,Tomás Nevison, foi publicado em março.

Em dezembro de 2021, o escritor espanhol foi eleito membro internacional da Royal Society of Literature, instituição de solidariedade do Reino Unido, que se dedica à promoção da literatura.

Em 15 de agosto, a editora Alfaguara tinha confirmado à agência espanhola EFE que o escritor sofria de uma doença pulmonar, da qual se encontrava a recuperar.

Artigos Relacionados
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.