Sábado – Pense por si

Alexandre R. Malhado

Quem são os financiadores dos partidos?

Os dados da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos revelam quem doou o quê nos últimos cinco anos. Em média, os partidos com assento parlamentar receberam cerca de 1 milhão de euros em donativos por ano. Nas listas de doadores estão algumas das famílias mais ricas e donos ou gestores dos mais poderosos grupos económicos portugueses. E quase ninguém quer explicar porque dá dinheiro a um partido político.

Bruno Faria Lopes

Operação Influencer: o que é o centro de Sines de que todos falam

O megainvestimento sonhado e executado por Afonso Salema albergará milhares de máquinas das empresas de que somos clientes, mas ainda está no início – e em risco. Dos 3,5 mil milhões de euros potenciais até 2028 foram investidos até agora menos de 200 milhões.

Carlos Rodrigues Lima

Cartão Vermelho: as conversas secretas de Luís Filipe Vieira

Subornos a diretores do Novo Banco, fraude fiscal nas transferências, venda de apartamentos de luxo a empresários e como o ex-presidente do Benfica escondeu património entre a família. Novos dados do processo, a que a SÁBADO teve acesso, revelam que o MP quer ainda investigar os negócios de 55 jogadores.

Alexandre R. Malhado

Humberto Pedrosa e os outros caçadores milionários que financiaram o Chega

O ainda acionista da TAP desmente, mas a sua transferência de 5 mil euros está entregue na Entidade das Contas. Não está sozinho, há outros empresários a contribuir. O advogado Francisco da Cruz Martins facilitou almoços com amigos de caça endinheirados para angariar apoios financeiros ao Chega.

“Those were the days”

José Berardo (“Joe”, de nome artístico) foi apenas mais um pistoleiro ao serviço de uma estratégia de poder, que juntou interesses económicos e políticos. Foi o tempo de hibernação das instituições, até que se descobriu a Face Oculta daquilo tudo

Ana Taborda

Joe Berardo e a família estiveram meses sob escuta

O Ministério Público quis perceber como foi possível, com quase 1.000 milhões em dívidas, pôr o património a salvo dos credores. Como conseguiu o dinheiro, os esquemas para o proteger e a vida de milionário.

Tirem-me da garagem!

Notícias de grande interesse antropológico, como a polémica gerada pela estátua de um antigo bispo de Braga a segurar um báculo (bastão) com formas que lembram um pénis, mostram-nos um país ignorado, a que os comentadores e cronistas negam qualquer significado ou grandeza.

O calote de colarinho branco

Em 2012, um homem foi condenado por ter exposto publicamente um caloteiro. Mais do que a dívida, o tribunal valorou a “dignidade da pessoa humana”. Os grandes devedores do Novo Banco têm caminho aberto para apresentar queixas.

O pântano está mesmo a chegar

Um ministro desnorteado, João Galamba a assumir-se como secretário de Estado da biomassa animal, um bastonário mais preocupado com a propriedade privada do que com a escravidão, grandes devedores a gozarem com o pagode. Isto cheira a...

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana