11 mar 2024
11 de março de 2024 às 00:31
Tiago Neto
Rui Tavares: "O Livre sabe crescer bem, em responsabilidade"
Rui Tavares subiu ao palco para o rescaldo da noite debaixo de forte apoio. O candidato eleito por Lisboa aguardou até quase ao fecho das urnas para se pronunciar sobre o melhor resultado do partido até agora, e dividiu o discurso em vários pontos. "São umas eleições que nos deixam na incerteza, não sabemos que governabilidade podemos ter nos próximos meses e, perante este cenário, há duas certezas: há espaço para a esquerda verde europeia em Portugal, e o Livre, sendo um dos poucos partidos que cresceu, vai trabalhar muito para servir este País, a partir dos distritos onde está eleito porque é isso que importa, o país antes do partido, as pessoas antes dos cargos.
Rui Tavares continuou depois e assegurou os eleitores e presentes de que "o Livre sabe crescer bem, em responsabilidade, com os olhos no futuro do País. É bom saber que podemos provar, perante os concidadãos, que uma campanha de propostas de não divisão, de defesa do País cordial, contra o ódio, pode ser tão ou mais eficaz do que uma baseada no medo", deixando farpas a André Ventura.
"É possível estar nos debates, ser o partido que menos interrompe, ter as pessoas lá fora a dizer que se sentiram representadas. O porta-voz deixou depois um agradecimento a todos os que trabalharam nas eleições mas singularizou as minorias de Portugal e as mulheres, "que viram os seus direitos sob ataque por um discurso de regressão, e que o Livre rejeita por completo".
"É vil o que foi feito com os ciganos portugueses", reiterou também Rui Tavares, num outro ataque a André Ventura e ao Chega. "Estamos convosco, não passarão, ninguém larga a mão de ninguém", concluiu.
Rui Tavares deixou depois um agradecimento aos jovens, que admite poderem estar admorizados face ao cenário político do futuro, mas garante que o Livre é o caminho do futuro para Portugal, "é convosco que vamos construir".
O deputado eleito por Lisboa referiu também os resultados eleitorais e fala de um quase milagre. "Não me posso esquecer de que isto foi conseguido com cinco trabalhadores, verdadeiros obreiros e obreiras deste partido, foi a campanha mais barata de qualquer partido que tenha elegido para estas eleições.
Por último, Rui Tavares diz que a mensagem do Livre é "venham, amigos, nunca é tarde para descobrir o mundo novo", terminando o discurso com uma citação de António Variações "Tu estás livre e eu estou livre".