Sábado – Pense por si

Chega consegue mais de um milhão de votos

Diogo Barreto
Diogo Barreto 10 de março de 2024 às 22:49
Capa da Sábado Edição 30 de setembro a 6 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de setembro a 6 de outubro
As mais lidas

O partido de André Ventura vai mais que triplicar o resultado obtido em 2022, em que elegeu 12 deputados e teve 400 mil votos.

Em 2022 o Chega conseguiu 399 mil votos, elegendo doze deputados. Dois anos depois, mais do que duplicou a votação, conseguindo mais de um milhão de votos. 

ESTELA SILVA/LUSA

Às 23 horas, quando ultrapassou a marca do milhão de votos, o Chega tinha conseguido eleger já 37 deputados, três vezes mais do que em 2022.

O partido falhou em Bragança, único distrito do Continente onde não conseguiu eleger. No distrito de Faro o Chega foi mesmo o partido mais votado, ficando à frente de PS e PSD.

Este resultado do Chega vai dificultar uma maioria tanto à direita como à esquerda.

Veja aqui quem são osdeputados já eleitos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.