Sábado – Pense por si

Árvores caídas, aviões capotados e inundações, as imagens da depressão Martinho

A noite foi de chuva e vento fortes. Nas redes sociais circulam fotografias e vídeos do rasto deixado pela passagem de mais uma depressão pelo País. Autoridades registaram mais de 4.000 ocorrências.

Mais de 4.000 ocorrências relacionadas com o mau tempo foram registadas em Portugal continental entre as 00h00 e as 7h, a maioria quedas de árvores e estruturas, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Portugal está sob efeito da depressão Martinho, que obrigou a avisos quanto ao vento, chuva e agitação marítima fortes.

"Temos o registo acumulado desde as 00h00 de dia 19 [quarta-feira] até às 7h de dia 20 [hoje] de 4.214 ocorrências das quais 2.314 quedas de árvores, 1.169 quedas de estruturas, 643 limpezas de via, 45 movimentos massa e 38 inundações", disse à agência Lusa José Miranda, da ANEPC.

A carregar o vídeo ...

Nas redes sociais circulam vários vídeos e fotografias do rasto deixado pelo temporal. De Norte a Sul do país foram várias as estradas que ficaram inundadas.

Uma das imagens mais insólitas desta tempestade foram aeronaves que capotaram no aérodromo de Tires, como mostram as imagens partilhadas no Facebook pela Aviação TV.

A Câmara Municipal de Lisboa deixou um post no X com vários pontos da cidade afetados. Anunciando que estavam 19 ruas fechadas.

Segundo José Miranda, as regiões mais afetadas foram a Sub-Região da Grande Lisboa com 1.452 ocorrências, a Península de Setúbal com 456 e a Sub-Região do Oeste com 329.

Em Carcavelos o mar galgou os limites do areal, como mostram os vídeos partilhados no X.

José Miranda indicou também que foram mobilizados 14.560 operacionais, com o apoio de 4.901 meios terrestres. "Por motivos de queda de uma árvore numa catenária, a Linha férrea de Cascais está interdita à circulação. Temos também o registo de danos no telhado de uma habitação que originou 13 desalojadas na Lourinhã, 10 dos quais foram levados para a Pousada da Juventude e três para casa de familiares.

De acordo com a ANEPC, a Ponte 25 de Abril e a Ponte Vasco da Gama estão com velocidades limitadas. "A Ponte 25 de Abril está com velocidade máxima de 60 quilómetros por hora e a Vasco da Gama 80. Estamos a desaconselhar a circulação naquelas pontes de veículos pesados com lona e motociclos", adiantou.

A carregar o vídeo ...

Em Vila do Conde a cobertura do estádio do Rio Ave acabou por ceder aos ventos fortes que se fizeram sentir durante a noite.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro