Sábado – Pense por si

Mais de 400 ocorrências até às 20h e um ferido grave

Lusa 19 de março de 2025 às 22:05
As mais lidas

As autoridades registaram 183 ocorrências por queda de árvore, 169 por quedas de estruturas e 44 por limpezas de via.

Portugal continental registou até às 20:00 de hoje 409 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sobretudo quedas de árvores e de estruturas que afetaram maioritariamente a região de Lisboa, com uma pessoa a ter ficado ferida com gravidade.

Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) destacou à Lusa que ocorreram 409 ocorrências entre as 00:00 e as 20:00 de hoje, depois de até às 12:00 se terem registado 112 ocorrências.

As autoridades registaram 183 ocorrências por queda de árvore, 169 por quedas de estruturas e 44 por limpezas de via.

Entre as regiões mais afetadas estão a Grande Lisboa, com 167 ocorrências, a Península de Setúbal (43) e a Região de Coimbra (27).

No concelho de Sintra, uma pessoa ficou ferida com gravidade devido a queda de uma árvore, num acidente registado esta tarde, adiantou ainda fonte da ANEPC.

Os distritos de Lisboa, Setúbal e Leiria estão desde as 06:00 de hoje sob aviso meteorológico amarelo devido à chuva forte, passando depois a laranja e estendendo-se a Faro e Beja devido à passagem da depressão Martinho, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Este aviso estende-se aos distritos de Faro e Beja a partir das 15:00 e até às 21:00, hora a que passam também para laranja até às 06:00 de quinta-feira devido à passagem da depressão Martinho.

Além da chuva, a depressão vai trazer vento e ondulação forte até quinta-feira, sobretudo às regiões Centro e Sul.

Na terça-feira, em conferência de imprensa, a ANEPC alertou para o agravamento da situação meteorológica no território do continente nos próximos dias, com precipitação por vezes forte, vento e agitação marítima.

A autoridade informou também, com base em informação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que entre hoje e quinta-feira, nas bacias urbanas do Tejo, "poderá ocorrer uma subida de caudais, com possibilidade de inundações".

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.