Entre as mais de 500 ocorrências estão quedas de árvores, queda de estruturas, telhados e postes de telecomunicações e de eletricidade arrancados pelo vento.
A linha ferroviária de Cascais está suspensa devido aos efeitos do mau tempo, segundo o Comando Sub-Regional da Grande Lisboa que registou desde quarta-feira à noite mais de 500 ocorrências, na maioria quedas de árvores e estruturas. Também a circulação do comboio da Ponte 25 da Abril está suspensa entre a estação de Coina e Roma-Areeiro, nos dois sentidos, avançou a Fertagus.
Às 6h, a circulação estava apenas a ser feita entre as estações de Coina e Setúbal, mas com constrangimentos, segundo disse fonte da empresa à agência Lusa.
A resolução do problema, originado pelos efeitos das condições meteorológicas numa catenária, poderá demorar algumas horas, indicou. O comboio da Fertagus, que liga os distritos de Lisboa e Setúbal, serve atualmente 14 estações e começa a operar diariamente às 5h35.
A fonte da proteção civil indicou que entre as mais de 500 ocorrências registadas na Grande Lisboa estão quedas de árvores, queda de estruturas, telhados e postes de telecomunicações e de eletricidade arrancados pelo vento.
"A Linha ferroviária de Cascais encontra-se interrompida entre Caxias e Paço de Arcos devido à queda de uma árvore que danificou a catenária que caiu em cima do comboio, causando ferimentos ligeiros no maquinista", disse.
De acordo com a mesma fonte, a circulação ferroviária vai continuar interrompida até estar resolvido o problema com a catenária.
Também por causa de quedas de árvores e postes de eletricidade, estão interrompidas várias estradas na Grande Lisboa. "Temos um conjunto de estradas municipais e nacionais com interrupções. Temos a Marginal na zona do Alto da Boa Viagem e Santo Amaro de Oeiras. A Marginal entre Cascais e Carcavelos, a Estrada Nacional (EN) 247 na zona da Azoia, no concelho de Sintra, a EN 117 em Belas, a EN250 na zona da Venda Seca, a EN8 em Mafra, no Picão, a EN8 na Ponte de Lousa, em Loures, a EN116 entre Bucelas e Alverca, a EN115 entre Loures e Santo Antão do Tojal, na EN10 na Póvoa de Santa Iria, a 248 no Bom Retiro e EN10 no cruzamento do Sobralinho no distrito de Vila Franca de Xira", adiantou.
De acordo com o Comando Sub-Regional da Grande Lisboa estas eram às 7h algumas das situações mais significativas. "Vamos ter um trabalho demorado nas próximas horas para resolver estas situações, sendo que muitas serão identificadas com o clarear do dia", disse.
Portugal está sob efeito da depressão Martinho, que obrigou a avisos quanto ao vento, chuva e agitação marítima fortes.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Pela primeira vez podem trabalhar numa organização até cinco gerações, um facto que, apesar de já por si inédito, não deixa de acrescentar desafios e dificuldades organizacionais, e sociais, particularmente para quem lidera pessoas.
Nenhuma tecnologia, por mais avançada, pode compensar a falta de consciência e responsabilidade humana. O erro humano continua a ser a principal causa de incidentes de segurança — e isso não resulta de má-fé, mas de desinformação e hábitos incorretos.
Raul Proença denunciaria o golpe de 28 de Maio como «um verdadeiro acto de alta traição» no panfleto «A Ditadura Militar. História e Análise de um Crime».