Chuva causou encerramento da estação de metro de São Bento e uma enxurrada na rua das Flores. Proteção Civil regista 193 ocorrências até às 13 horas.
Vila Nova de Gaia e Porto foram alvo de precipitação elevada este sábado, o que causou o encerramento, no Porto, da estação de metro de São Bento e da rua Mouzinho da Silveira. A baixa do Porto foi muito atingida, com a rua das Flores a ser atingida por uma enxurrada. A Proteção Civil registou 193 ocorrências até às 13 horas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Coimbra, Aveiro, Viseu, Vila Real, Porto, Braga e Viana do Castelo sob aviso amarelo de precipitação até às 18 horas de hoje.
Amanhã, a precipitação vai colocar os distritos de Vila Real, Porto, Braga e Viana do Castelo sob aviso laranja, até ao meio dia. Viseu e Aveiro ficam sob aviso amarelo até às 18 horas.
O IPMA já tinha avisado que este fim de semana "irá dar origem à ocorrência de precipitação forte e persistente no litoral a norte do Cabo Mondego, em especial na região do Minho". "Nestes locais, a precipitação forte irá ocorrer entre a madrugada e o princípio da tarde de sábado e entre a madrugada e tarde de domingo, podendo os valores acumulados variar entre 100 e 180 mm nas regiões montanhosas e entre 80 e 100 mm nas regiões não montanhosas".
É ainda esperado vento forte e forte agitação marítima.
Nas redes sociais, surgiram vários vídeos da água a encher as ruas do Porto:
— Meteo Trás-os-Montes - Portugal (@MeteoTrasMontPT) January 7, 2023
Bombeiros recebem 150 pedidos de ajuda por inundações em duas horas no Porto
O concelho do Porto registou hoje em menos de duas horas 150 pedidos de ajuda por causa das inundações em habitações e vias públicas, principalmente na baixa da cidade, disse à Lusa fonte da Proteção Civil local.
Em declarações à Lusa, a fonte do comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto explicou que os 150 registos de pedidos de ajuda por causa das inundações nas habitações e vias públicas foram registados entre as 12:00 e as 13:50, tendo havendo maior concentração de pedidos de ajuda na "baixa da cidade".
Fonte da Polícia do Porto confirmou à Lusa que há várias vias encerradas ao trânsito devido à chuva intensa que se fez sentir desde o final desta manhã, mas sem especificar quais, devido ao "excesso de pedidos que estão a registar à hora de almoço".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.