Está a ser feita uma permanente monitorização do caudal do rio Tâmega que, desde domingo, tem "subido a todas as horas", aponta vereador.
O rio Tâmega galgou as margens em Chaves, no distrito de Vila Real, atingindo esta madrugada espaços comerciais na zona ribeirinha, junto à ponte romana, disse hoje fonte da Proteção Civil Municipal.
O vereador da Proteção Civil, Nuno Chaves, afirmou à agência Lusa que, devido ao agravamento das condições meteorológicas verificadas no domingo, foram alertados os residentes e comerciantes das zonas ribeirinhas da cidade para a adoção de medidas preventivas e salvaguarda de bens.
Foram também interditadas algumas vias junto à zona ribeirinha, de forma a impedir o estacionamento de viaturas.
O responsável referiu que está a ser feita uma permanente monitorização do caudal do rio Tâmega que, segundo adiantou, desde domingo, tem "subido a todas as horas".
"Neste momento o rio está a uma cota de 2,95 (metros) acima daquilo que é a cota normal para este período", especificou, explicando que, apesar de um desagravamento das condições meteorológicas verificado hoje, o rio continua receber a água resultante da precipitação intensa dos últimos dias.
Nuno Chaves apontou que, em resultado da cheia, se verificaram inundações em "dois a três espaços comerciais" na zona ribeirinha, junto à ponte romana, bem como em terrenos agrícolas, não havendo, para já, forma de "quantificar eventuais prejuízos".
Devido à precipitação intensa, verificaram-se ainda inundações em habitações e outros espaços comerciais, bem como pontualmente deslizamentos de terras para estradas, situações que têm sido resolvidas pelos serviços de Proteção Civil com o apoio das corporações de bombeiros.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) colocou o distrito de Vila Real em alerta vermelho no domingo devido à precipitação intensa. Em igual situação estiveram os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga e Aveiro.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro