NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Candidatura é subscrita por mais de 600 advogados. Está inscrito na Ordem dos Advogados desde 1990.
O advogado Varela de Matos anunciou hoje a sua candidatura a bastonário daOrdem, para mobilizar a classe a lutar pelos seus direitos e por uma ordem que os sirva e não os interesses particulares ou de grupos.
Numa nota hoje divulgada, o advogado afirma que a candidatura entregue na segunda-feira é a primeira formalmente apresentada e é subscrita por mais de 600 advogados.
"Aguardamos que outras candidaturas se apresentem, para confrontarmos ideias e projetos", afirma Varela de Matos, acrescentando que "o programa está em construção, a receber ideias, críticas e sugestões".
"Respeitaremos os adversários, mas não seremos brandos nos adjetivos, diremos o que está mal e apontaremos soluções. Falaremos com verdade e ninguém calará a nossa indignação. Lançamos um repto aos advogados: Queremos mudar, alterar e modificar? Então teremos de participar todos! Continuamos na luta, não aparecemos só nas eleições. A nossa luta é diária. Nos tribunais. É a hora!", escreve na nota.
No currículo apresentado, Varela de Matos refere que nasceu na Moita em agosto de 1960 e cresceu no Alentejo.
Vive e exerce advocacia, em exclusividade, há quase 30 anos, em Lisboa, mas começou a trabalhar aos 10 anos.
Foi eleito autarca no distrito de Évora aos 18 anos e candidato a deputado à Assembleia da República, pelo distrito de Évora, em 1980.
Admitido à Polícia Judiciária por concurso público em 1988, está inscrito na Ordem dos Advogados desde 1990.
Docente na Universidade Autónoma de Lisboa de 1989 a 1994, foi também diretor e membro do Conselho Superior da Associação de Comandos e presidente da Mesa da Assembleia-Geral das IPSS: ASA -- Associação de Socorro e Amparo, em Carnide, Lisboa. ARPI -- Reformados e Pensionistas Idosos, em Valverde, Évora.
É membro do júri das provas de agregação da Ordem dos Advogados (AO), candidato a presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem em 1998 e em 2010, concorreu também a bastonário em 2016.
Nas eleições para o triénio 2020-2022, a realizar no final do ano, Varela de Matos concorre com António Jaime Martins, Luís Menezes Leitão e Isabel da Silva Mendes, devendo o atual bastonário, Guilherme Figueiredo, recandidatar-se.
Varela de Matos é novo candidato a bastonário da Ordem dos Advogados
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O discurso do “combate à burocracia” pode ser perigoso se for entendido de forma acrítica, realista e inculta, ou seja, se dispensar os dados e evidências e assentar supostas verdades e credibilidades em mitos e estereótipos.
Campanhas dirigidas contra Mariana Mortágua mais não são do que inequívocos actos de misoginia e homofobia, e quem as difunde colabora com o que de mais cobarde, vil e ignóbil existe na sociedade portuguesa.
Por incúria, má-fé, incompetência ou irresponsabilidade institucional o estado português dá o flanco e é assim que se caminha para a desgraça em todas as guerras.
A inteligência artificial já é utilizada para detetar padrões de comportamento anómalos nas redes governamentais e militares, permitindo identificar ciberataques antes que causem danos significativos.