Cinco projetos de lei, um projeto de resolução e duas petições para valorizar e dignificar a enfermagem são hoje discutidos na Assembleia da República. Ordem pede consenso aos deputados.
Cinco projetos de lei, um projeto de resolução e duas petições para valorizar e dignificar a enfermagem são hoje discutidos na Assembleia da República, com a Ordem do setor a pedir consenso aos deputados.
Tendo em conta "o teor das diferentes propostas apresentadas por BE, PCP e CDS, com aspetos comuns ou complementares", a Ordem dos Enfermeiros (OE) vem apelar ao "necessário consenso", segundo uma mensagem enviada pela instituição a todos os grupos parlamentares.
A mensagem foi enviada na quarta-feira, véspera da discussão das petições "Carreira de enfermagem - pela justa valorização e dignificação pela adequada transição dos enfermeiros" (petição n.º 651/XIII/4), que reuniu 8.007 assinaturas, e "Descongelamento das Progressões - Pela justa contagem de pontos a todos os enfermeiros" (653/XIII/4), promovida pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e que alcançou 8.585 assinaturas.
A primeira petição resultou na apresentação de projetos de lei de BE, PCP e CDS-PP, além de um projeto de resolução do PAN, enquanto a segunda agregou propostas legislativas de bloquistas e comunistas no sentido da alteração do regime da carreira da enfermagem.
O Bloco propõe a alteração da lei para garantir uma mais justa transição para a categoria de enfermeiro especialista por parte de enfermeiros que desempenharam ou desempenham funções de direção ou chefia, o PCP pretende igualmente alterar a lei para dignificar a carreira de enfermagem, e o CDS-PP, também mexendo na lei, quer alterar o regime da carreira especial de enfermagem.
O PAN recomenda ao Governo a retoma de negociações para dar resposta às reivindicações dos enfermeiros.
No dia em que os deputados discutem todas as iniciativas legislativas o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) marcou para junto da Assembleia da República uma concentração de dirigentes.
A OE diz que a pandemia de covid-19 veio confirmar a importância dos cuidados de enfermagem "como garante do funcionamento e sustentabilidade" do Sistema Nacional de Saúde (SNS).
Valorização da carreira de enfermagem em debate hoje na AR
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.