Fundada em 1986, a Associação das Universidades de Língua Portuguesa é composta por 131 membros de oito países.
A Universidade de Coimbra foi eleita esta sexta-feira para a presidência da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), e assume o incremento da "crescente afirmação" do idioma português como um dos seus objetivos.
SÁBADO
João Nuno Calvão da Silva, professor de Direito e vice-reitor com o pelouro das relações externas, que vai dirigir a AULP mediante delegação do reitor Amílcar Falcão, declarou que se trata de "reconhecimento inequívoco" da UC como "Universidade por excelência da língua portuguesa".
A eleição, por unanimidade, da Universidade conimbricense, no âmbito do 30º. Encontro da AULP, realizado em Macau, segundo o mesmo responsável, consiste, ainda, num "poderoso incentivo para a prossecução de um desígnio estratégico do reitorado de Amílcar Falcão: a afirmação crescente da língua portuguesa, elo de ligação de uma comunidade de países e povos que deve assumir uma centralidade política maior na nova ordem global."
Fundada em 1986, a Associação das Universidades de Língua Portuguesa é composta por 131 membros de oito países – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor – e da Região Administrativa Especial de Macau.
Segundo a Assessoria de Imprensa da UC, para o reforço da importância e do reconhecimento da comunidade de pessoas falantes da língua portuguesa e, em especial, dos que fazem investigação e estudos superiores, a AULP tem estimulado programas de intercâmbio de alunos e de docentes e estreitado as relações com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), da qual é "observador consultivo".
A Universidade de Coimbra, que completou em março 731 anos, possui oito faculdades (Direito, Letras, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Psicologia e Ciências da Educação, Economia e Ciências do Desporto e Educação Física).
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?