NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Fundada em 1986, a Associação das Universidades de Língua Portuguesa é composta por 131 membros de oito países.
A Universidade de Coimbra foi eleita esta sexta-feira para a presidência da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), e assume o incremento da "crescente afirmação" do idioma português como um dos seus objetivos.
SÁBADO
João Nuno Calvão da Silva, professor de Direito e vice-reitor com o pelouro das relações externas, que vai dirigir a AULP mediante delegação do reitor Amílcar Falcão, declarou que se trata de "reconhecimento inequívoco" da UC como "Universidade por excelência da língua portuguesa".
A eleição, por unanimidade, da Universidade conimbricense, no âmbito do 30º. Encontro da AULP, realizado em Macau, segundo o mesmo responsável, consiste, ainda, num "poderoso incentivo para a prossecução de um desígnio estratégico do reitorado de Amílcar Falcão: a afirmação crescente da língua portuguesa, elo de ligação de uma comunidade de países e povos que deve assumir uma centralidade política maior na nova ordem global."
Fundada em 1986, a Associação das Universidades de Língua Portuguesa é composta por 131 membros de oito países – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor – e da Região Administrativa Especial de Macau.
Segundo a Assessoria de Imprensa da UC, para o reforço da importância e do reconhecimento da comunidade de pessoas falantes da língua portuguesa e, em especial, dos que fazem investigação e estudos superiores, a AULP tem estimulado programas de intercâmbio de alunos e de docentes e estreitado as relações com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), da qual é "observador consultivo".
A Universidade de Coimbra, que completou em março 731 anos, possui oito faculdades (Direito, Letras, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Psicologia e Ciências da Educação, Economia e Ciências do Desporto e Educação Física).
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.