Sábado – Pense por si

UC eleita para presidir à Associação das Universidades de Língua Portuguesa

Fundada em 1986, a Associação das Universidades de Língua Portuguesa é composta por 131 membros de oito países.

A Universidade de Coimbra foi eleita esta sexta-feira para a presidência da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), e assume o incremento da "crescente afirmação" do idioma português como um dos seus objetivos.

SÁBADO

João Nuno Calvão da Silva, professor de Direito e vice-reitor com o pelouro das relações externas, que vai dirigir a AULP mediante delegação do reitor Amílcar Falcão, declarou que se trata de "reconhecimento inequívoco" da UC como "Universidade por excelência da língua portuguesa". 

A eleição, por unanimidade, da Universidade conimbricense, no âmbito do 30º. Encontro da AULP, realizado em Macau, segundo o mesmo responsável, consiste, ainda, num "poderoso incentivo para a prossecução de um desígnio estratégico do reitorado de Amílcar Falcão: a afirmação crescente da língua portuguesa, elo de ligação de uma comunidade de países e povos que deve assumir uma centralidade política maior na nova ordem global." 

Fundada em 1986, a Associação das Universidades de Língua Portuguesa é composta por 131 membros de oito países – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor – e da Região Administrativa Especial de Macau. 

Segundo a Assessoria de Imprensa da UC, para o reforço da importância e do reconhecimento da comunidade de pessoas falantes da língua portuguesa e, em especial, dos que fazem investigação e estudos superiores, a AULP tem estimulado programas de intercâmbio de alunos e de docentes e estreitado as relações com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), da qual é "observador consultivo". 

A Universidade de Coimbra, que completou em março 731 anos, possui oito faculdades (Direito, Letras, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Psicologia e Ciências da Educação, Economia e Ciências do Desporto e Educação Física).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.