Sábado – Pense por si

Tutti Frutti. Newton recorre à Relação para ser arguido

Margarida Davim
Margarida Davim 25 de agosto de 2023 às 10:19

Luís Newton recorreu para o Tribunal da Relação da decisão de Carlos Alexandre que rejeitou o seu pedido para ser constituído arguido na Operação Tutti Frutti. O social-democrata ataca a decisão do juiz de instrução e diz que ela se fundamenta num acórdão do Tribunal Constitucional “que diz precisamente o contrário” do que alegou Carlos Alexandre.

Há sete anos que Luís Newton, líder do PSD Lisboa, aparece nas notícias como suspeito da Operação Tutti Frutti sem nunca ter sido constituído arguido. Depois de a TVI ter revelado partes de escutas em que era visado, Newton pediu ao juiz de instrução que o constituísse arguido para que pudesse ter acesso ao processo e à matéria que o Ministério Público (MP) tem recolhido sobre si na investigação sobre uma teia de favores e corrupção em Lisboa. Em julho, Carlos Alexandre indeferiu o pedido, mas Luís Newton recorreu agora para o Tribunal da Relação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.