Apenas dois dos 278 concelhos de Portugal Continental não se encontram na fase mais adiantada do plano de desconfinamento: Odemira e Golegã permanecem com as regras de 19 de abril.
A reavaliação da situação epidemiológico dos concelhos levou a que apenas dois concelhos falhem a fase mais adiantada do desconfinamento, que vigora desde 1 de maio, anunciou esta quarta-feira o primeiro-ministro na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.
Assim, dos 278 municípios de Portugal Continental, apenas Odemira e Golegã permanecem no patamar de regras de 19 de abril. Há uma semana, Arganil estava sob as regras de 5 de abril, enquanto Montalegre estava no patamar de 19 de abril.
António Costa anunciou hoje que o país vai avançar para duas novas etapas do desconfinamento: a primeira a partir de 14 de junho e a segunda com início a 28 de junho e que irá vigorar até final de agosto.
Adicionalmente, o Governo decidiu alterar os critérios de avaliação dos concelhos com baixa densidade populacional. Assim, os limites para avaliar a incidência é duplicado para estes municípios: entram em situação de alerta apenas a partir dos 240 casos por 100 mil habitantes em 14 dias (em vez dos atuais 120) e apenas são classificados como de risco quando registarem pelo menos 480 casos por 100 mil residentes (em vez dos atuais 240).
Com o anúncio das novas etapas de desconfinamento, os concelhos que superem os 120 casos (ou 240 nos municípios de baixa densidade) em duas avaliações semanais consecutivas não poderão avançar, permanecendo na fase atual. Já os concelhos que registem mais de 240 casos (ou 480 para os de baixa densidade) em duas semanas consecutivas terão de dar um passo atrás.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
E essa gente está carregada de ódio, rancor e desejos de vingança, e não esquecem nem perdoam o medo e a humilhação que aqueles seus familiares (e, em alguns casos, eles próprios, apesar de serem, nessa altura, ainda muito jovens).
A evolução das políticas públicas de energia e ambiente, desde a década de 70, tem sido positiva, especialmente no domínio da agenda e formulação de políticas, atravessando governos diversos, embora muito por efeito da nossa integração europeia.
Cenas de mau-gosto como equiparar fascismo e comunismo, sistemas ditatoriais aspirando a dominação totalitária, «não se faziam em jantares de esquerda»
Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.