Matriz é a mesma, mas passa a haver uma referenciação entre concelhos de alta e baixa densidade, com os últimos a precisarem do dobro de casos para aplicação de restrições. Bares e discotecas fechados até ao final de agosto.
O Governo anunciou uma diferenciação na matriz de risco. Concelhos de baixa densidade só veem medidas aplicadas quando tiverem o dobro dos limites agora previstos. Ou seja, precisam de ter 240 casos por 100 habitantes para entrarem em situação de risco. Os bares e discotecas vão manter-se fechados até ao final de agosto. "Não há condições" para que voltem a abrir antes disso, referiu o primeiro-ministro, António Costa.
Antonio costa conselho de ministros
"O processo de desconfinamento vai prosseguir tendo por base a matriz de gestão de risco já conhecida. Tendo por base a dinâmica da pandemia e a situação de cada concelho. Entendemos, chegados a esta fase, fazer uma distinção entre concelhos de baixa densidade e elevada densidade populacional. Sabemos que o risco é mais elevado em concelhos de elevada densidade e o fator de risco da incidência é penalizador para a baixa densidade", indicou o primeiro-ministro na conferência de imprensa do Conselho de Ministros.
Assim, "só se aplicam medidas quando excedam o dobro dos concelhos de alta densidade. Ou seja, se o limite por 120 casos por 100 mil habitantes, aplica-se só quando tiverem 240 casos", explicou António Costa.
O teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de 14 de junho, passando a ser recomendado. António Costa anunciou ainda o alargamento de funcionamento de cafés e restaurantes.
Nestes meses de julho e agosto "há três restrições essenciais": discotecas e bares continuam fechados, festas e romarias proibidas e restrições na lotação nos casamentos e batizados.
O primeiro-ministro explicou que os concelhos de baixa densidade que neste período venham a ter casos entre os 240 e os 480 novos casos por 100 mil habitantes terão as mesmas regras dos concelhos de alta densidade com medidas como o regresso do teletrabalho e os horários reduzidos de cafés, restaurantes e lojas.
Estas medidas só se aplicam se houver duas semanas seguidas em que estes valores sejam ultrapassados. No caso dos concelhos de alta densidade mantém-se os limites: 120 e 240 novos casos por 100 mil habitantes, para que sejam aplicadas restrições no desconfinamento.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
No feudalismo medieval, o feudo era a unidade básica: uma porção de terra concedida por um senhor a um vassalo, em troca de lealdade e serviço. A terra determinava o poder.
E essa gente está carregada de ódio, rancor e desejos de vingança, e não esquecem nem perdoam o medo e a humilhação que aqueles seus familiares (e, em alguns casos, eles próprios, apesar de serem, nessa altura, ainda muito jovens).
A evolução das políticas públicas de energia e ambiente, desde a década de 70, tem sido positiva, especialmente no domínio da agenda e formulação de políticas, atravessando governos diversos, embora muito por efeito da nossa integração europeia.
Cenas de mau-gosto como equiparar fascismo e comunismo, sistemas ditatoriais aspirando a dominação totalitária, «não se faziam em jantares de esquerda»