Sábado – Pense por si

Sismo de 4.7 na escala de Richter sentido em Lisboa e Setúbal

Sismo foi sentido pelas 13h25 e o epicentro foi a 14 quilómetros do Seixal e a dois quilómetros de profundidade. Em agosto tinha sido sentido sismo de 5.3 na escala de Richter.

Um sismo foi sentido em Lisboa e em Setúbal pelas 13h24. A intensidade do sismo foi sendo revista mal o fenómeno foi registado. Chegou a ser dado como de intensidade 5.0 na escala de Richter. O IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera deu conta de que se situou nos 4,7 na escala de Richter e colocou um aviso em amarelo.

D.R.

A magnitude de sismo terá sido de 4,8 na escala de Richter, segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC), que continua a atualizar esta medida. O epicentro foi registado a dois quilómetros de profundidade.

De acordo com o IPMA, "pelas 13h24 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 14 km a Oeste-Sudoeste de Seixal". "Este sismo foi sentido, devendo em breve ser emitido novo comunicado com informação instrumental e macrosísmica actualizada", refere a nota, adiantando que "se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados".

A carregar o vídeo ...

A Proteção Civil informou, às 13h51, que não registou danos pessoais ou materiais. "Não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento", refere numa publicação nas redes sociais. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) dá conta de que "hoje, pelas 13h24 (hora local), foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a oeste do Seixal".

Segundo o sistema de alerta norte-americano para tsunamis, não há qualquer aviso de tsunami ativo.

A 26 de agosto de 2024 foi sentido um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Foram registadas, nas horas seguintes, nove réplicas de pequena magnitude.

Notícia atualização às 14h15

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.