Sábado – Pense por si

Sismo de 3,1 sentido de madrugada em Évora

Lusa 16 de abril de 2025 às 07:24
As mais lidas

O IPMA indica que o sismo não causou danos pessoais ou materiais até à hora da emissão do seu comunicado, 04:40.

Um sismo de magnitude 3,1 foi sentido às 03:44 de hoje na região de Évora, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sismo
Sismo

O abalo, cujo epicentro se localizou-se próximo de Évora, foi sentido com uma intensidade máxima de IV, na escala de Mercalli e registado nas estações da Rede Sísmica de Portugal continental.

O IPMA indica que o sismo não causou danos pessoais ou materiais até à hora da emissão do seu comunicado, 04:40.

Um abalo de 3,1 na escala de Richter é considerado como tendo uma magnitude pequena.

Quanto à intensidade, o nível IV é tido como moderado. "Os objetos suspensos baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem. Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem" descreve o IPMA no seu 'site'.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.