Sábado – Pense por si

Sismo de 2,3 na escala de Richter sentido na ilha de São Miguel

Epicentro ocorreu a cerca de nove quilómetros a sul-sudoeste da Ribeira Quente.

Um sismo com magnitude de 2,3 na escala de Richter foi sentido este sábado na Povoação, na ilha de São Miguel, revelou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

"De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) na Povoação", adiantou o CIVISA, na sua página na Internet.

Segundo o CIVISA, o sismo foi registado às 14:42 locais (15:42 em Lisboa), com magnitude de 2,3 na escala de Richter e epicentro a cerca de nove quilómetros a sul-sudoeste da Ribeira Quente, na ilha de São Miguel.

A Escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição" dos sismos e, quando há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objetos pendentes baloiçam", sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", revela o Instituto do Mar e Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.