
Proteção Civil da Madeira sem registo de ocorrências após sismo da madrugada
O presidente da Proteção Civil da Madeir adiantou que o sismo não teve qualquer impacto na região autónoma.
O presidente da Proteção Civil da Madeir adiantou que o sismo não teve qualquer impacto na região autónoma.
Este sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II-III (escala de Mercalli modificada) na região da Madeira e ainda com menor intensidade nas regiões de Setúbal e Lisboa.
O IPMA indica que o sismo não causou danos pessoais ou materiais até à hora da emissão do seu comunicado, 04:40.
Foi registado pelas 05h18 nas estações da Rede Sísmica do Continente.
O IPMA indica que o sismo foi registado nas estações da Rede Sísmica dos Açores e teve epicentro a cerca de 25 quilómetros a Sul-Sudeste de Faial da Terra, na ilha de S. Miguel.
O sismo foi registado à 1h55, nas estações da rede sísmica do continente, disse o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em comunicado.
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) disse que o sismo foi registado às 03h27 (04h27 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de três quilómetros a sul de Raminho, no concelho de Angra do Heroísmo.
De acordo com o IPMA, o sismo foi registado às 23h33 de sexta-feira e teve epicentro a cerca de seis quilómetros a sul-sudeste de Sines.
Aquele que foi o 10.º maior sismo em Portugal desde o século XVI teve uma intensidade máxima de IV/V na escala de Mercalli, revela o IPMA.
O LxReSist vai elencar as prováveis vulnerabilidades sísmicas de um determinado edifício, tendo em conta a sua idade, e que ações podem ser adotadas para prevenir esse risco.
Em 1969, um sismo de magnitude 7.9 na escala de Richter sentiu-se em todo o País, causando grandes danos no Algarve. 13 pessoas morreram.
Proteção Civil tinha referido três réplicas. Nenhuma das registadas foi sentida pela população.
Governo açoriano apelou à calma e garantiu que as entidades estão preparadas para reagir caso a crise sismovulcânica se agrave.
Segundo o instituto, o epicentro foi localizado a cerca de 14 quilómetros a nordeste de Vendas Novas e o sismo foi ainda sentido com menor intensidade no concelho de Ponte de Sor.
De acordo com o IPMA, o sismo, "até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais" e foi sentido "nos concelhos de Castro Marim, Faro, Loulé, Portimão, Vila Real de Santo António (Faro), Cascais, Lisboa, Torres Vedras, Vila Franca de Xira (Lisboa), Almada, Setúbal e Sines (Setúbal)".
Situação causou "susto e alarido" mas não foram relatados, até ao momento, danos pessoais ou materiais.