Sábado – Pense por si

Rui Rio sobre Operação Marquês: Justiça não funciona quando as decisões não são entendidas pelo povo

"Dentro de um regime doente, a Justiça é o seu pior exemplo. O PSD recusa cavalgar o clima político que se instalou" após a decisão instrutória, afirmou o líder social-democrata.

O PSD reagiu esta segunda-feira à decisão instrutória da Operação Marquês, tomada pelo juiz Ivo Rosa, de não levar José Sócrates a julgamento por corrupção mas por branqueamento de capitais e falsificação de documento. O líder social-democrata, Rui Rio, criticou as "considerações de carácter demagógico e populista" e o "espetáculo" da Justiça, mencionando ainda as violações do segredo de Justiça. 

Rui Rio
Rui Rio

"A intoxicação da opinião pública com opiniões falsas ou verdadeiras é um caminho que a Justiça decidiu seguir desde há uns anos. É assim com este processo e com muitos outros, triturando na praça pública culpados e inocentes", afirmou Rui Rio, "triturando-se a Justiça a si própria e aos princípios de um Estado de Direito democrático". 

"Dentro de um regime doente, a Justiça é o seu pior exemplo. O PSD recusa cavalgar o clima político que se instalou" devido à decisão instrutória, mas "evita a demagogia e consequente agravamento do caminho em que a Justiça se colocou". Rio apelou ainda à reforma da Justiça defendida pelos sociais-democratas, lamentando ainda as "reuniões inconsequentes" em que foram apresentadas as propostas. "A reforma da Justiça é a primeira das que Portugal tem que fazer."

O líder do PSD sublinhou que o crime de corrupção que o juiz Ivo Rosa associou a Sócrates "não pode ir a julgamento porque prescreveu ou porque a prova recolhida não pode ser usada". "O povo convocado para acompanhar este processo é o mesmo que não entende esta decisão. As decisões da Justiça têm que ser entendidas pelo povo. Quando não são, é a Justiça a não funcionar. Dizer o contrário é negacionismo e sacode-se a culpa de que algo se tem que fazer."

Rui Rio alertou para a "degradação lenta e perigosa" da Justiça, que acusou o antigo primeiro-ministro de "graves crimes". "É certo que esta não é a sentença final. Mas mais uma vez, nada livra o sistema judicial de não responder em tempo útil e oportuno aos anseios de um Estado democrático."

O PSD irá continuar a trabalhar numa reforma estrutural da Justiça, prometeu Rui Rio. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.