Sábado – Pense por si

Prescrição do IMI sobre barragens está nas mãos da APA

Margarida Davim
Margarida Davim 18 de fevereiro de 2023 às 10:00

A Autoridade Tributária já pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) informações sobre as barragens da bacia do Douro vendidas pela EDP à Engie, cujos impostos ficaram por liquidar. Atraso na resposta da APA pode fazer prescrever cobrança de IMI relativa a 2019.

O secretário de Estado do Tesouro, Nuno Santos Félix, assinou a 3 de fevereiro um despacho de resposta aos municípios que reclamam pela ausência de cobrança de IMI às seis barragens da bacia do Douro vendidas pela EDP à Engie. Nesse documento, o governante dá instruções à Autoridade Tributária (AT) sobre os passos a dar para cobrar esse imposto, mas a decisão de Nuno Santos Félix prevê um pedido de informações à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que pode pôr em causa a cobrança do IMI relativo a 2019.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.